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(LINUX) Modding: Guia Mod Manager

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Mensagem por ADRIANNO Seg 04 Set 2023, 9:28 am

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Nexus mods no Linux
Se você quer personalizar seu jogo com mods, existem vários site que hospedam arquivos de criadores independentes.
Nesse artigo vou falar do site Nexus Mods que oferece suporte para 2,331 jogos
O Nexus possui uma API própria chamada Vortex [DOWNLOAD WINDOWS] [DOWNLOAD LINUX] [GITHUB STEAMTINKERLAUNCH] [GITHUB VORTEX]
para gerenciar e instalar os mods da plataforma direto em seu jogo.
Existem outras opções de API não oficiais que usam a database do Nexus.

O Vortex é um gerenciador de mods com a licença GPL-3 você pode criar suas próprias extensões para modificar esse programa, sobre o Vortex ele simplifica o processo de modificação de jogos. Não é difícil achar tutoriais para quem quer criar seus próprios mods. Vamos conhecer as habilidades desse programa: Ele classifica automaticamente os plugins usando sua extensão chamada LOOT, evitando a necessidade de alterar manualmente a ordem de carregamento. Além disso, o Vortex oferece recursos como controle de dependências e grupos para personalizar a ordem de carregamento dos plugins. Você pode adicionar ferramentas facilmente e gerenciar perfis de mods para diferentes configurações de jogo. Em caso de erros de classificação de plugins, o Vortex fornece informações detalhadas para ajudar a resolver conflitos. Com uma interface intuitiva, o Vortex facilita a exploração e a utilização de mods em uma variedade de jogos.
O Vortex é um gerenciador de mods que facilita a instalação e o gerenciamento de mods em jogos. Ele divide o processo de instalação em duas fases: extração e implantação. Durante a extração, os arquivos do mod são descompactados e processados pelo instalador. Em seguida, durante a implantação, os arquivos são vinculados ao diretório do jogo, permitindo que o mod afete o jogo.
O Vortex permite ativar ou desativar mods individualmente ou em grupos, facilitando a personalização da experiência de jogo. Além disso, o Vortex lida automaticamente com links do Nexus Mods, simplificando o acesso e a instalação de mods diretamente do site.
É importante não excluir arquivos ou pastas da instalação do Vortex, pois isso pode causar problemas. Se ocorrerem erros ou problemas durante a instalação ou atualização, o Vortex oferece a opção de reparar a instalação para corrigir possíveis falhas.
A implantação do Vortex é diferente do VFS (Sistema de Arquivos Virtual) usado por outros gerenciadores de mods, como o Mod Organizer. Enquanto o Vortex utiliza links rígidos para vincular os arquivos dos mods ao jogo, o VFS do Mod Organizer tem uma abordagem personalizada para jogos específicos da série Elder Scrolls e Fallout.
Se houver pouco espaço em disco, o Vortex pode não conseguir realizar tarefas como instalação ou implantação de mods. É necessário liberar espaço para garantir o funcionamento adequado do Vortex.
O Vortex é adequado para gerenciar múltiplos jogos e perfis de mods. No entanto, se você quer fazer isso manualmente, precisará ter esse conhecimento:
1) Saber usar um BAE.exe para descompactar os arquivos BA2.
2) IrfanView 64 para visualizar os arquivos DDS.
3) Archive2.exe para transformar sua nova pasta em um arquivo BA2.
4) Além do conhecimento dos arquivos do jogo.
Modificar manualmente é doloroso (vídeo 1), (vídeo 2) , por isso esse guia abordará o uso do Vortex.

vamos instalar o Vortex (AUR) em nosso Arch Linux
Código:
rua install steamtinkerlaunch
Tamanho total download:   28,37 MiB
Tamanho total instalado:  99,86 MiB


O SteamTinkerLaunch [wiki] é uma ferramenta desenvolvida para ser utilizada em conjunto com o cliente Steam.
Ela permite a fácil configuração dos jogos, exemplos de ferramentas suportadas: wine, winetricks, GameScope, Gamemode, MangoHud, FSR(AMD), ReShade, vkBasalt, replay-sorcery, ScummVM, Overlay(steam Renderer), rsync(backing), xdg-utils, strace, SpecialK, boxtron, gdb, imagemagick, innoextract, USButils, nyrna, jq(steam api), libnotify, net-tools, p7zip, vr-video-player, pev(extracting data de .exe) ferramentas de modding em geral.
Essa ferramenta wrapper possibilita ajustar a versão do Proton, scripts de inicialização e encerramento, configurações do Proton/DXVK/etc.
Usando Winetricks, suporta os principais gerenciadores de mods: ModOrganizer 2, Vortex Mod Manager, Hedge Mod Manager.
Oferece recursos como o download de versões personalizadas do Proton e Wine, gerenciamento de jogos nativos do Linux, desde que sejam iniciados pelo cliente Steam.
existe até uma pasta para isso:
/home/adr2/.config/steamtinkerlaunch/vortex/compatdata/pfx/drive_c/Program Files (x86)/Steam/steamapps/common/
O SteamTinkerLaunch não possui afiliação com a Valve Corporation.

Imagens do processo de instalação:
abrir:
Toda a instalação é feita via Wine/Proton, por se tratar de um vortex.exe
abrir:
Depois de instalado você pode abrir o Vortex pelo atalho criado em seu Menu>Jogos ou digitando o comando steamtinkerlaunch settings, para obter ajuda:
Código:
steamtinkerlaunch help
Depois de instalado, essa é a pasta do Vortex:
/home/adr2/.config/steamtinkerlaunch/vortex/compatdata/pfx/drive_c/Program Files/Black Tree Gaming Ltd/Vortex/
Por curiosidade ele também instala o dotnet, essa é sua pasta:
/home/adr2/.config/steamtinkerlaunch/vortex/compatdata/pfx/drive_c/Program Files/dotnet/
Esse é o Vortex instalado
abrir foto:
A primeira configuração que você vai querer fazer é deixa-lo em português, depois reinicie o programa
abrir foto:
Registre-se no NexusMods para poder vincular o Vortex a sua conta.
https://users.nexusmods.com/register
abrir foto:
Já logado no Vortex, pesquise seu game, coloque para gerencia-lo:
abrir foto:
(LINUX) Modding: Guia Mod Manager 68266010
Vamos testar o Vortex em um jogo chamado Fallout 4, em português (Brasil), um RPG de 2015.
ele é ouro no ProtonDB é um jogo de windows que abre no Proton experimental sem precisar de configuração adicional.
Este é o diretório onde todos os arquivos do jogo são armazenados após a instalação através da Steam.
Lembre-se de que, dependendo das configurações do seu sistema operacional e da instalação personalizada, o caminho pode variar.
/home/adr2/.local/share/Steam/steamapps/common/Fallout 4/
As configurações do jogo Fallout 4, que incluem os arquivos de salvamento e várias opções de personalização, estão localizadas no seguinte diretório:
/home/adr2/.local/share/Steam/steamapps/compatdata/377160/pfx/drive_c/users/steamuser/Documents/My Games/Fallout4/
Para acessar as configurações avançadas, abra o jogo recém instalado pelo menos uma vez e crie um personagem. Isso permitirá que o jogo gere automaticamente os três arquivos essenciais:
   Fallout4Prefs.ini
   Fallout4.ini
   Fallout4Custom.ini

Esses arquivos são responsáveis pelas configurações específicas do jogo, como opções gráficas, controles, áudio, interface e outras preferências pessoais.
Embora a Bethesda declare seu apoio à utilização de mods em seus jogos, a desenvolvedora não facilita a configuração prévia do jogo para esse fim.
Nesse caso, para utilizar mods, é necessário realizar uma alteração em um desses arquivos. (Essa é um situação particular dos jogos da Bethesda)

Antes de começar a editar o arquivo de configuração do Fallout 4, devemos abrir o jogo pela primeira vez é criar um personagem.


O Fallout4Custom.ini é gerado automaticamente quando você cria seu primeiro personagem no game.
Nossa modificação contém configurações relacionadas a diretórios é versões, onde ele vai priorizar sempre a última versão do mod instalado.
Depois que você edita-lo modifique as permissões do arquivo para "somente leitura".
"A linha sResourceDataDirsFinal= não requer mais a especificação dos nomes das pastas dos mods.
Estando em brancos diz ao jogo para carregar QUALQUER e TODAS as subpastas da pasta /data/"
/home/adr2/.local/share/Steam/steamapps/compatdata/377160/pfx/drive_c/users/steamuser/Documents/My Games/Fallout4/Fallout4Custom.ini
Fallout4Custom.ini:

PRONTO!
Não existe uma ordem específica para editar esse arquivo. Você pode fazê-lo antes ou depois de instalar o Vortex, com ou sem os mods já instalados.
Ele só precisam existir no momento que você dá PLAY em seu jogo. Apenas esteja ciente. Se seus mods pararem de funcionar, verifique se esses valores ainda estão em seu INI.

(LINUX) Modding: Guia Mod Manager Favico10Para sua comodidade no Linux, esse comando irá criar o arquivo Fallout4Custom.ini para você e escrever nele as informações necessárias, no final deixando-o somente para leitura.
Código:
echo -e "[Display]\niLocation X=0\niLocation Y=0\n[Archive]\nbInvalidateOlderFiles=1\nsResourceDataDirsFinal=\n[General]\nSLocalSavePath=Saves\\" > "$HOME/.local/share/Steam/steamapps/compatdata/377160/pfx/drive_c/users/steamuser/Documents/My Games/Fallout4/Fallout4Custom.ini" && chmod 444 "$HOME/.local/share/Steam/steamapps/compatdata/377160/pfx/drive_c/users/steamuser/Documents/My Games/Fallout4/Fallout4Custom.ini"

[OPCIONAL] Você pode customizar esse arquivos, exemplos:
Alguns mods podem requerer que você altere os utilitários de configuração adicionando certos parâmetros nesses arquivos .ini com isso alterando a performance do jogo.
É importante ler a descrição de todos os mods que você pretende instalar.
Vou dar um exemplo: no caso do mod que desliga as sombras do game "Shadow Disable - How to disable shadows", que exige a modificação das seguintes linhas no arquivo Fallout4Prefs.ini.
edit Fallout4Prefs.ini:

[OPCIONAL] Outro exemplo, Ajuste da câmera (FOV)
edit Fallout4Custom.ini:

[OPCIONAL] Outro exemplo, Ajuste a sensibilidade do mouse ao alterar os valores para encontrar a sua zona de conforto. X=0  Y=0
edit Fallout4Custom.ini:

[OPCIONAL] Outro exemplo, Limite as animações e a simulação de física para 58 fps se você sofre de stutters (o restante continuará rodando com o VSync).
Desligue a vibração(rumble) se você joga no controle
edit Fallout4Custom.ini:

OUTROS ...

INSTALANDO OS MODS NO VORTEX
O primeiro Mod que você vai querer instalar no Fallout 4 é essencial, pois ele é fundamental para o funcionamento de uma grande parte dos outros Mods:
Fallout 4 script extender (f4se)
Este mod é um recurso de modding que amplia as capacidades de script do Fallout 4, melhorando a compatibilidade com mods que a Bethesda não implementou.
Ele não modifica os arquivos do jogo, apenas acrescenta novos arquivos.
baixe sempre a última versão build: 0.6.23 - pois ela sempre irá funcionar na versão mais recente do Fallout 4 runtime 1.10.163
https://www.nexusmods.com/fallout4/mods/42147 (LINUX) Modding: Guia Mod Manager Captur73
Abra o site, clique em Vortex para fazer download pela API
Após instalado, este mod cria 6 arquivos e 2 pastas no diretório do jogo. Vamos observar essa pasta e identificar esses novos arquivos trazidos pelo Mod:
/home/adr2/.local/share/Steam/steamapps/common/Fallout 4/
abrir foto:
Você precisa iniciar o jogo usando f4se_loader.exe e não mais o Fallout4.exe
O Vortex é capaz de abrir o jogo pelo f4se_loader.exe
Veja como o vortex consegue abrir o Fallout 4:
Mas a Steam não consegue, Portanto, vamos renomear os arquivos para que a Steam possa reconhecer nosso mod:

renomeie Fallout4.exe para F4.exe
Faça uma cópia f4se_loader.exe para f4se_loader (copiar 1).exe
renomeie f4se_loader (copiar 1).exe para Fallout4.exe

PRONTO! A steam já vai conseguir abrir o jogo usando os arquivos do mod.
Se a Steam atualizar o jogo, copie outro f4se_loader (copiar 1).exe e renomeie todos novamente.

(LINUX) Modding: Guia Mod Manager Favico10Para sua comodidade no Linux este comando realizará toda a tarefa em sequência, mv para renomear Fallout4.exe e f4se_loader (copiar 1).exe
e o comando cp para copiar f4se_loader.exe
Código:
mv "$HOME/.local/share/Steam/steamapps/common/Fallout 4/Fallout4.exe" "$HOME/.local/share/Steam/steamapps/common/Fallout 4/F4.exe" && cp "$HOME/.local/share/Steam/steamapps/common/Fallout 4/f4se_loader.exe" "$HOME/.local/share/Steam/steamapps/common/Fallout 4/f4se_loader (copiar 1).exe" && mv "$HOME/.local/share/Steam/steamapps/common/Fallout 4/f4se_loader (copiar 1).exe" "$HOME/.local/share/Steam/steamapps/common/Fallout 4/Fallout4.exe"


Ao alterarmos o nome do executável do jogo, é necessário informar corretamente ao Vortex o novo nome do executável modificado.
Para isso, crie uma pasta dentro de "Data" com o nome F4SE. Dentro dela, crie um arquivo com o nome f4se.ini e escreva o seguinte conteúdo:
foto ilustrativa:

[Loader]
RuntimeName=F4.exe

(LINUX) Modding: Guia Mod Manager Favico10Para sua comodidade no Linux, copie este comando que irá criar a pasta F4SE e o arquivo f4se.ini para você:
Código:
mkdir -p "$HOME/.local/share/Steam/steamapps/common/Fallout 4/Data/F4SE" && echo -e '[Loader]\nRuntimeName=F4.exe' > "$HOME/.local/share/Steam/steamapps/common/Fallout 4/Data/F4SE/f4se.ini"

CURIOSIDADE
Existe uma maneira de testar se o Fallout 4 Script Extender (F4SE) está ativo dentro do jogo:
   Chame o "Console Command Cheats Codes" do jogo pressionando a tecla de aspas '
   Em seguida, digite o seguinte comando: getf4seversion
Se a versão for mostrada, significa que tudo ocorreu corretamente e o F4SE está em funcionamento.
Outros comandos do console:

Fique à vontade para explorar o site do Nexus para obter os mods de sua preferência.
https://www.nexusmods.com/fallout4
Categorias de mods Fallout 4:

Agora que você já tem o seu primeiro Mod do Fallout 4 instalado, é um bom momento para aprender a se organizar,
pois logo terá 100 Mods instalados e precisará resolver problemas de conflito.
Imagine dois mods tentando alterar a mesma textura de item; O Vortex sinaliza com um raio vermelho os mods que estão em conflito. (LINUX) Modding: Guia Mod Manager Aaaa10
Os mods conflitantes precisam passar por uma ordem de carregamento, exemplo dos mods que traduzem outro mod.
Antecipe-se e adicione filtros de categorias para melhor visualizar seus mods.
Procure o ícone de engrenagem na aba Mods do Vortex, para adicionar elementos de organização.
abrir foto:
marque:
Hora ativada
Categoria
Tipo de mod
Conteúdo
Ordem de Implantação
Dependências


Local onde os Mods são baixados:
/home/adr2/.config/steamtinkerlaunch/vortex/downloads/fallout4/

Local onde o mod é instalado:
/home/adr2/.config/steamtinkerlaunch/vortex/staging/fallout4/mods/

Dentro da pasta Data terá arquivos novos proveniente dos Mods
/home/adr2/.steam/steam/steamapps/common/Fallout 4/Data/
Aparência da pasta Data sem mods:

INDICAÇÃO DE MODS
Para que o mod funcione corretamente, é necessário atender aos seus requisitos, que podem incluir a presença de uma determinada DLC ou a instalação em conjunto com outro mod em ordem de carregamento.

Mods para expandir a personalização do personagem.:

Mod de presets (personagens prontos):

Mods para cabelos e olhos:

Mods de texturas:

Mod de áudio:

outros mods:


IMPORTANTE: Você pode fechar o Vortex agora, não é necessário mantê-lo aberto para que os mods tenham efeito.

DENTRO DO JOGO
Os mods instalados aparecem nessa aba "MODS"
Dica: para visualizar os MODS aqui, aperte a tecla "HOME" você pode ativar ou desativar os mods instalado pelo Vortex.
(LINUX) Modding: Guia Mod Manager Mods10
Controles do jogo:

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_________________
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